Viagens – Deserto do Atacama

dda_01

Deserto do Atacama – Lhamas

Empolgada por ter acabado de publicar o blog, e por ter recebido uma ligação da minha amiga Andrea pedindo orientações sobre o Deserto do Atacama, me arrisco a escrever o meu primeiro relato de viagem.

Tentarei dividir por categorias e explicar um pouco da nossa impressão sobre o lugar, mas é claro, a conclusão é sua e com certeza tem que ir para ver.

Como chegar:

Realizamos o percurso São Paulo – Santiago – Calama pela TAM, usando pontos. Para nós essa foi a melhor opção, até por que, estávamos com pouco tempo. Ouvi relatos de turistas vindo da Bolívia, ou outros trechos operados pela LAN Chile.

Ficar ou não ficar em Santiago? Essa pergunta depende dos dias disponíveis da sua viagem, no nosso caso, decidimos partir direto, o que pode ser muitas vezes bem cansativo, foram quase 12 horas direto para chegar até San Pedro de Atacama – SPA ( cidade base do deserto).

IR DE CARRO? Tenho certeza que os 1.500km de Santiago até Calama devem ser maravilhoso e uma grande aventura. Se tiver tempo e planejamento é possível. O que me arrependo é de não ter alugado um carro em Calama ou Antofagasta, li bastante a respeito e que as estradas eram horríveis, etc. Mas, comparado com o Brasil fora das estradas pedagiadas , os trechos são bem possíveis de serem percorridos, e se você estiver com o carro em boas condições, todos os trechos podem ser feitos por você mesmo. Somente o Salar de Tara tem que obrigatoriamente ter um guia.

1. Destino: Calama

Calama é somente uma cidade base, a região é uma das mais ricas em Lítio do mundo, o aeroporto é um ponto estratégico para muitos mineradores que trabalham na região. Resolvemos reservar antecipadamente um transfer, mas chegando lá você não vai ter problemas em encontrar um transporte para SPA, e talvez encontre até mais barato.

Trans Licancabur : (55) 543426 / 09-9999404 – reservatransfer@gmail.com. Valor: $ 12.000,00 pesos chilenos por pessoa por trecho.

2. Destino: San Pedro de Atacama

Duas horas depois de sair de Calama, com fome e cansados, mas ao mesmo tempo maravilhados por aquela paisagem única chegamos a SPA.  Dica, se você não gosta de muvuca, vá fora de temporada, SPA é um fervo só, concentra pessoas de todas as nacionalidades possíveis, e tem mais agito numa segunda-feira do que Itu aos sábados.

San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama

A cidade: Pequena, cor de adobe, exótica. Em poucos minutos já é possível decorar as ruas e observar o movimento dos locais e dos turistas. Acostume-se com o cocô de cachorro e a poeira fina do deserto.

3. Hotel

Por possuir um público variado, a cidade comporta os hotéis de luxo, dos mais simples aos que sobrevivem. A escolha depende e muito do seu bolso e seu grau de tolerância aos itens básicos como cama, banho e conforto. Optamos pelo Hotel Parina por possuir quantos grandes com cozinha, café da manhã e ser perto do centro. Cerca de 10 minutos de caminhada. Foi uma ótima escolha, a proprietária não falava inglês, mas a comunicação com Portunhol foi suficiente. Ela prefere que pague em dinheiro e tem que fazer um depósito parcial antecipado pra reservar o quarto, fiquei preocupada em fazer o depósito antecipado, mas deu tudo certo.

4. Passeios

Opções não faltam para explorar a região, dos preços mais caros ao mais barato. Do roteiro mais alternativo e explorador ao sossego total. Em SPA, você faz o seu roteiro, baseado na sua disposição. Conhecemos pessoas que tinham ido somente pelo spa e conhecemos pessoas que foram lá para escalar o Toco ou o Licancabur. Nós, ficamos no meio termo. Reserve o primeiro período do dia, para conversar com as agências e escolher com qual irá fechar. Ligue e mande e-mail antes para saber os preços, mas se fechar na hora eles melhoram as condições. O que é mais difícil de fazer é encaixar os horários das agências com o planejamento de viagem, por isso às vezes fica mais fácil fechar com uma só. Mas eu recomendo fechar com mais de uma agência, pois você irá conhecer guias diferentes e pessoas diferentes.  Ahh, se você optar pelos passeios particulares, é uma ótima escolha, são mais caros, mas são bem mais tolerantes ao seu horário, e se você alugou um carro, que inveja queria ter alugado um tb!

Listo agora os passeios que fizemos um uma rápida observacao:

a. Sitio Arqueológico Pukara de Quitor e Aldea de Tulor :

Aldea de Tulor
Aldea de Tulor

Duração: Meio dia

Ótimo para o primeiro dia e para quem não quer se cansar, passeio super light.

Agencia: TurisTour – $ 18.000,00 + entrada no parque $ 2.000,00. A Guia foi super legal, ônibus confortável. Importante aqui é um guia que saiba da história do local.

Obs: Pode ir de carro, fácil chegar.

b. Valle da lua e da Muerte

Duração: Meio dia, a tarde dá pra ver o por do sol.

Muito bonito, não deixe de ir. Tranquilo para todas as idades, caminhada leve. O por do sol mais disputado que já vi.

Agência: Cosmo Andino – $ 12.000,00 + entrada no parque $ 2.000,00. Não precisa de agencia, pode chegar de ônibus, bicicleta ( eu acho longe) e cavalo. Vale a pena ir pela agencia só por causa do translado mesmo que facilita a locomoção.

c. Tour Astronômico

Duração: Noturno, 3 horas, comprar com antecedência, somente é possível fazer o tour na época de na lua nova.

Agência: Space – aceita cartão de crédito. Rua Caracoles, 166 – $ 18.000,00. http://www.spaceobs.com

Fantástico, o local tem uns telescópios de alta capacidade, a visão do céu claro e cheio de estrela é realmente impressionante. Importante: Lá é MUITO FRIO! Leve blusa, gorro, o que puder para se aquecer.

c. Laguna Cejar e Tebinquiche

Duração: Meio Dia

Agencia:

Outro transporte: Carro ou Ônibus. Carretera 23, uns 15km de SPA

Se voce está cansado e quer relaxar, a Laguna Cejar e Tebenquiche é o lugar. A sensação de pisar no sal, pensando que é areia, e entrar na laguna e tentar mergulhar é impressionante. Estilo piscinão no deserto, confesso que pensei duas vezes antes de entrar. Não sou acostumada com muita gente nadando junta. E a maior surpresa é quando você sai de laguna e começa a se secar. Aproveite para pra fazer uma esfoliação natural e meninas uma dica, prendam o cabelo!

d. Salar de Atacama, Laguna Miniques, Miscante, Salar Aguas Calientes

Duração: Dia inteiro

Agência: Cosmo Andino

Outro transporte: Carro. As lagunas situam-se na comunidade de Socaire, a 110km de SPA, na carreteira 23, até um trecho é asfaltado, depois estrada de terra. Carros na altitude sofrem de um tipo de pane, se você for de carro informe-se antes.

O céu azul, as lagunas com uma cor única, a altitude e a sensação de estar em um cenário de filme de ficção cientifica ou em Marte.  As cores nos impressionam a cada momento, a laguna tomada pelo enxofre e outros minérios venosos faz com que a paisagem fiquem intocável e mantenha o seu resplendor.

Na altitude, cerca de 4500m a paisagem é tomada por uma vegetação verde e pequenas flores amarelas e roxas, trazendo de volta essa cor esquecida pelo deserto.

e. Geyser del Tatio e Pueblo Machuca.

Duração: Meio dia

Agencia: Cosmo Andino

Outro transporte: Carro, várias obras na estrada e alguns trechos difíceis, mas em Abril, estava OK.

Pense comigo, até agora você já viu as melhores paisagens naturais da sua vida. E elas são únicas e impressionantes. Aí , você acorda as 4:00 da manha para ver os Geysers. Haja disposição para ver agua quente jorrando da terra. E aquele banho nas aguas vulcânicas?? Espero que agua quente mate os micróbios daquele pessoal que mergulha lá. Se você quer encarar, deixe as agencias irem embora e depois arrisque um mergulho. Pelo menos terá um pouco de tranquilidade.

No caminho de volta, passamos por uma região de Cactos, para mim, que só tinha visto aqueles cactos de supermercado, foi muito legal, cactos centenários e muita foto diferente.

f. Salar de Tara

Duração: Dia Inteiro

Agencia: Cosmo Andino – Tour Privado

Outro transporte: Carro obrigatoriamente 4X4 e um guia. Esse passeio nao tem outro jeito.

Finalmente um pouco de sossego, sinceramente, no dia desse passeio, se eu avistasse uma VAN, Topic ou qualquer outro veiculo com mais de 4 pessoas eu sairia correndo. Nada contra passeio com agencia, mas depois de 3 dias seguidos eu queria um pouco de privacidade. E foi realmente o que esse passeio nos proporcionou. Fomos em 4 pessoas e um guia. Fizemos 2 amizades e vivemos experiências únicas.

O Salar de Tara traz de volta aquele espirito realmente 4×4, o lugar é SENSACIONAL e nos faz refletir um monte de coisas sobre todas as coisas, rsrs. As fotos já preenchem e completo todo o significado desse lugar.

5. Restaurantes

La Esquina – Restaurante estilo mochileiros, comida barata, com gosto caseiro. Excelentes empanadas.

Café Adobe: Restaurante mais moderninho, um pouco mais caro. Comi o risoto de quinoa, muito gostoso, mas o Lhomo a lo pobre que meu marido pediu, pareceu bem mais apetitoso.

Delicias Del Carmen: Deslize no atendimento ao turista por conta do atendimento preferencial ser local,  comida com preço justo pela quantidade servida.

Blanco: Se você quer algo mais gourmet, lá com certeza é a opção. Restaurante excelente.

Sorveteria: Na Rua Caracoles, lá no final, tem uma loja que vende sorvetes típicos. Prove os sorvetes de lúcuma e um de rica-rica.

2 comentários sobre “Viagens – Deserto do Atacama

    • Olá Jaime, muito obrigada pelo seu comentário, é muito gratificante! Ultimamente está difícil de escrever mais com certeza irei sempre postar sobre as nossas viagens!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s