Sorvete com a Kitchen Aid

Durante muito tempo o conceito de batedeira para mim era somente um equipamento de cozinha pra misturar rápido. Quando comecei a me interessar por culinária, descobri a Batedeira Kitchen Aid e meu conceito mudou totalmente. Além do óbvio e lógico movimento planetário que mistura os ingredientes da mesma maneira que fazemos quando mexemos com uma colher, a quantidade de dispositivos que podem ser conectados a ela, deixa  a tarefa de cozinhar em casa bem mais fácil e digamos assim “encarável”, fiz coisas que nunca me atreveria a fazer em casa.

Posso dizer que até hoje a coisa mais difícil foi fazer ela caber na minha mala voltando de NY, porque o preço aqui no Brasil é bem salgado cerca de R$ 1.500,00, e lá nos EUA paguei cerca de $300,00, bem mais em conta.

Minha batedeira Kitchen aid Artisan

Minha batedeira Kitchen aid Artisan

Sorveteria Kitchen Aid

A Sorveteria da kitchen aid, é composta de um bowl, uma peça para encaixar no motor e uma pá para sorvete. Tem uma peça para encaixar no fundo do bowl para travar, mas o meu modelo não precisa.

Peças Sorveteria Kitchen Aid

Peças Sorveteria Kitchen Aid

Preparo do Sorvete:

Utilizei a receita de sorvete do Manual, pra ter uma ideia de quantidade e resultado final.

Segredo do bom Sorvete:

Um sorvete é feito basicamente de leite, ovos, açúcar e os sabores que serão agregados a massa. O leite e sua quantidade de gordura é fundamental para o sucesso da receita. Aqui no Brasil é difícil achar diversos tipos de leite e suas respectivas taxas de gordura, mas foi possível fazer uma adaptação. Basicamente o manual da Kitchen Aid informa 03 tipos de leite para as suas receitas:

Heavy Cream -> 36% de gordura –> Creme de leite fresco

Whipping Cream –> 30% de gordura –> Mistura para Chantilly

Light Cream –> 19% de gordura –> Esse eu não encontrei

Half and Half –> 10% de gordura –> Mistura de heavy cream com leite.

ingredientes sorvete kitchen aidAqui eu utilizei o Creme de leite Pasteurizado 35% e o Leite da Xando Pasteurizado 3,4% para formar o Half und Half.

E o creme whipping, creme para chantilly, da Presidente com 35,10% de gordura.

A quantidade de líquido não pode ultrapassar 1,4L, capacidade do bowl.

O preparo do sorvete consiste em duas etapas,conversão e solidificação, por isso é importante respeitar o tempo de cada um deles.

Pré Preparo:

Deixe o bowl de sorvete 15 horas no freezer antes de bater.

Sorvete de Baunilha Francês

Ingredientes:

600 ml de Half und Half ( metade de creme de leite pasteurizado 35% de gordura e metade leite pasteurizado 3,4 % de gordura)

600 ml de creme de chantilly

8 gemas

1 xícara de açucar

4 colheres ou 20m de baunilha. Ou fava

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma panela com fogo médio, aqueça o liquido half und half  até que fique bem quente mas sem ferver. Mexa sempre. Eu utilizei um batedor pra mexer, ajudou a ficar mais espumas, e o tempo cozimento utilizei o ponto que começou a sair umas fumacinhas da panela.

Retire do fogo e reserve

Em uma batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata até obter uma mistura espessa. Foram 1,5 minutos na velocidade 2. Gradualmente acrescente a a mistura do leite, batendo na batedeira até misturar.  Retorne esse mistura para a panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que forme pequenas bolhas na borda e esteja saindo fumaça. Não deixe ferver.

Na batedeira bata o creme de chantilly até ficar em um ponto cremoso, não precisa virar chantilly mas pare no momento em que dobra o volume. Na batedeira, deixei uns 3 minutos na velocidade 6.

Em uma tigela, adicione o liquido da panela e o chantilly. Acrescente a baunilha e sal.

Deixe gelar por 8 horas.

Com a batedeira desligada, encaixe a peça do motor da kitchen aid. Retire o bowl do freezer, encaixe na batedeira, perceba que o bowl tem instruções para travar e liberar na batedeira.  Posicione a pá no centro do bowl. Perceba que ao descer o motor, a peça do motor encaixa na pá fixada no bowl.

Ligue na posição STIR

sorveteira kitchen aid

Ligue na posição STIR, aos poucos acrescente o liquido , utilizando sempre uma espátula plástico.  Continue na posição STIR por 20 minutos até atingir a consistência desejada. O meu ficou 35 minutos pq gosto do sorvete bem cremoso.

Transfira imediatamente para a taça ou pote de sorvete e retorne ao freezer.

Eu dividi metade, e coloquei ovomaltine, ficou muito bom.

Se você desejar adicionar frutas, chocolate em raspas ou frutas secas, deixe para adicionar 2 minutos antes de concluir o processo.

Rendimento: 16 porcões de 120ml

Caloria: 260 cal ( quem liga né!)

6 comentários sobre “Sorvete com a Kitchen Aid

    • Ola Ana, mil desculpas não entro com frequência no site, o encaixe eh delicado, mas eh fácil, eu encaixo o bowl, depois coloco a pá dentro do bowl e encaixo a peca superior, aquela que conecta no encaixe superior principal. Ai desço lentamente a base para encaixar na pá, as vezes da um tranco, mas ela sempre encaixa. E vc conseguiu conectar? Deu certo a receita?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s